Os poderes da Acupuntura

A palavra “Acupuntura” deriva do Latim Acus, que significa agulha e puntura. A punção é um antigo sistema de tratamento utilizado em países asiáticos, especialmente pela Medicina Tradicional Chinesa. Por meio da Acupuntura é possível prevenir, diagnosticar doenças e promover a cura de alguma delas pela estimulação da força de autocura do corpo.

Mas, para entender como a Acupuntura funciona, é fundamental saber que a técnica se baseia no conceito do corpo como um autocurador e autorretificador, que utiliza uma rede de interligações e energias interativas. De forma simplificada, quando a energia flui e é distribuída, a saúde pode ser mantida e através da inserção de agulhas de acupuntura, o corpo é direcionado a corrigir suas próprias alterações pelo realinhamento e redirecionamento da energia.

A acupuntura passou a ser um tratamento complementar para diversos outros tratamentos, ajudando de uma forma muito eficaz em várias doenças. Mas atualmente a técnica milenar passou a ser considerada uma ciência, embora não sejam esclarecidos completamente quais mecanismos são acionados pelas agulhas que possibilitam o alívio ou a cura dos sintomas das doenças não necessariamente ligadas à dor.

Por que optar pela Acupuntura?

A Acupuntura coloca o paciente no centro de tudo e além da queixa específica, ela aborda diversas influências que possam estar em desarmonia, considerando os aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais e ambientais que afetam a saúde de uma pessoa. A estratégia que precede a Acupuntura é totalmente personalizada, pois considera as condições, necessidades e circunstâncias únicas do paciente, tratando-o como um todo e não como um ser dividido em pedacinhos.

No ano de 1979, a OMS (Organização Mundial de Saúde) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Outros estudos também relacionaram a técnica ao alívio e tratamento de afecções físicas (dores crônicas, musculares etc.), patologias dermatológicas, doenças que atingem o pulmão e/ou as vias respiratórias, problemas cardiológicos, afecções no fígado e vesícula biliar, problemas renais e gastrointestinais. A Acupuntura ainda beneficia e auxilia no tratamento dos transtornos psíquicos e psicossomáticos como a ansiedade, insônia e estresse.

O toque das agulhas é capaz de estimular as células nervosas da pele, atingir o Sistema Nervoso Central e estimular o cérebro a produzir analgésicos e anti-inflamatórios naturais. O princípio é muito semelhante ao da massagem, pois promove a liberação de substâncias capazes de aliviar as tensões musculares e as dores, trazendo bem-estar geral para o paciente. Muitas vezes, basta uma sessão de acupuntura, para que os benefícios e mudanças sejam percebidos.

Vale lembrar que a Acupuntura também pode ser direcionada para a prevenção de doenças, apesar de muitos procurarem por ela somente quando a dor ou a doença já se estabeleceu, mas, nesses casos a Acupuntura pode se associar a outros tratamentos convencionais e ajudar no alívio dos sintomas.

E você, ainda tem dúvidas sobre os poderes da Acupuntura? Agende uma sessão e conheça todos os benefícios desta técnica milenar!

 

Referências

Acupuntura: Bases Científicas e Aplicações
http://www.scielo.br/pdf/cr/v31n6/a29v31n6.pdf

A Acupuntura, seus benefícios e breve histórico
https://itiomassagem.com.br/acupuntura/a-acupuntura-seus-beneficios-e-breve-historico-2

O poder das agulhas
https://vivasaude.digisa.com.br/saude-nutricao/37/artigo39630-1.asp/