Sri Prem Baba e o Propósito de cada um de nós

Você sabe o que é propósito? É uma intenção, um desígnio, um objetivo a ser alcançado. É uma finalidade, um intuito. Enfim, ter um propósito é almejar algo, e cada um de nós tem o livre arbítrio para almejar aquilo que deseja, que julgue importante e de valia para a sua vida. Mas será que o propósito deve ser algo particular de cada indivíduo ou a humanidade deve ter um propósito conjunto, em que cada ser humano tem um propósito em comum com seus semelhantes?

O Propósito de Sri Prem Baba

No livro Propósito – A Coragem de Ser quem Somos, de Sri Prem Baba, o autor transcende o sentido primeiro do que o senso comum entende como propósito para tocar no interior de cada indivíduo; para tocar em nossos corações. Sri Prem Baba diz que buscamos o nosso propósito nas coisas que não nos pertencem e que, muitas vezes, temos total consciência de que jamais poderão nos pertencer, quando deveríamos ter um propósito de dentro para fora. Isto é, ao invés de almejarmos bens materiais inacessíveis, conquistas laborais, feitos reconhecidos pelos outros, o propósito do indivíduo deve ser interno, particular, subjetivo; baseado no anseio mais íntimo do ser humano. Segundo Prem Baba, o livro irá ajudar o leitor a encontrar o “propósito de sua existência”. Mas o livro é apenas uma ferramenta na qual o leitor pode apoiar-se. Para conhecer a si mesmo e para encontrar o propósito de vida, reflexões sinceras, profundas e constantes terão de ser feitas. A intimidade do ser humano não está em um livro, serve apenas como ajuda paracada um chegar até ela. Por mais difícil que possa parecer, Prem Baba nos ensina, ainda, que não somente devemos deixar de desejar mais e mais bens materiais, como devemos também nos desapegar dos que já possuímos. Você é o que sua essência, seu espírito e sua alma são, você é o amor que você emana, e não o seu carro, sua casa ou o seu emprego.

O caminho é longo

Não existe outra maneira para que o propósito de cada um seja alcançado senão seguir o caminho do amor. Se por um lado o propósito é interno, subjetivo e individual, por outro, a busca por este propósito reflete diretamente nos outros. É preciso viver o amor, pregar o amor, valorizar o amor e, acima de tudo, reconhecer o amor. No entanto, estamos do lado oposto ao amor: do egoísmo! O ser humano chegou a um estágio de total egoísmo, subjugando tanto a natureza quanto os outros seres humanos. É como se o mundo existisse para servi-lo, e não o contrário. Este é um ponto crucial que podemos refletir com o livro: a busca interna e subjetiva de cada um para encontrar o seu propósito só pode ser feita verdadeiramente se for com base no amor ao próximo, e se todos buscarem o seu propósito dessa maneira, o mundo certamente se tornará um lugar onde o egoísmo será extirpado, dando lugar à compaixão, à cooperação, ao bem ao próximo, às boas relações humanas e deixando as pessoas cada vez mais livres para amar os seus semelhantes.

Uma revolução do ser humano e da mente humana

É necessária uma revolução na mente humana, cujo individualismo se apoderou, excluindo a identidade espiritual de cada um em fazer o bem ao próximo para algo mesquinho, egoísta, egocêntrico. O sentido da vida não é mais vislumbrado, mas apenas as conquistas materiais são relevantes. O importante, nos dias de hoje, são corpos bonitos, enquanto que a alma, a essência humana, pouco importa. A revolução deve ser em torno dessa inversão de valores, em prol da eminente identidade espiritual benfeitora de cada indivíduo para com o próximo. A revolução deve ser para que cada indivíduo, na sua intimidade, pregando o amor, possa encontrar o seu propósito e alinhar sua essência energética e vibracional com seu corpo material.

O amor e a felicidade

A vida é mais leve quando estamos felizes. Mas o ser humano aprendeu que a felicidade é externa a ele. Está nos outros, nos bens materiais, muitas vezes também dos outros, com os quais sonhamos em poder ter um dia, pois “com isso sim eu seria feliz”. A felicidade é um meio de se alcançar o propósito de vida, assim como o amor. Logo, ela é interior, sua busca deve ser feita na intimidade de cada um. Ela está aqui, agora, dentro de você! Encontre-a, buscando-a com amor. Ame sua essência e ame você mesmo! Por inteiro, com suas limitações e defeitos! Desvende sua essência, entenda a sua alma e encontre o sentido da sua vida, encontre o seu propósito.

 

Referência

Propósito – A coragem de ser quem somos – Sri Prem Baba